Marília Mendonça deixou uma marca indelével na história da música brasileira. Sua personalidade transgressora e seus recordes quebrados permanecem imbatíveis até hoje, fazendo dela a voz mais reconhecida e escutada do país. Como forma de honrar sua memória e inaugurar a primeira premiação voltada ao gênero sertanejo, foi criado o Prêmio Marília Mendonça.
O evento, que será realizado em Goiânia no segundo semestre deste ano, é uma iniciativa da família da eterna Rainha da Sofrência, que já definiu suas principais categorias. Com a presença confirmada das maiores estrelas da música sertaneja, o objetivo da premiação é reconhecer e revelar novos talentos do gênero, enquanto destaca a importância cultural e transformadora do sertanejo no Brasil. Além disso, o Prêmio Marília Mendonça busca atuar ativamente em causas sociais que sempre foram importantes para a cantora.
Dona Ruth, mãe de Marília Mendonça, expressou sua emoção com a criação da premiação: “Eu e toda a família estamos profundamente emocionados com a criação deste prêmio que homenageia sensivelmente o nome de Marília e abraça causas pelas quais ela sempre lutou. O prêmio Marília Mendonça é uma extensão do legado de Marília, mais uma forma de mantê-la presente para além de suas músicas. A música sertaneja merece essa premiação e visibilidade, e ter o nome de Marília nela nos deixa muito felizes. É nosso dever dar continuidade ao movimento ao qual ela dedicou tanto tempo.”